Uma iniciativa brilhante


Houston fornece 205 mil bicicletas para estudantes da área rural do Nordeste


Estudantes da área rural do Nordeste contam agora com mais um incentivo para não abandonar a escola: a piauiense Houston, em parceria com o governo, Federal fornecerá 205 mil bicicletas para o Programa ‘Caminho da Escola’.

O projeto do Ministério da Educação conta com a participação das prefeituras. O intuito do projeto é diminuir a evasão escolar por falta de locomoção, além de incentivar a cultura de um meio de transporte mais saudável, já que segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), muitos estudantes percorrem a pé de dois a 12 km de casa até a escola.

Para aderir ao programa, as escolas interessadas devem encaminhar um ofício ao FNDE solicitando a adesão ao programa e aguardar o fechamento do contrato com a fornecedora. Assim, a bicicleta é liberada com o selo do INMETRO e o pagamento é feito pelo município ou Estado onde a escola está.

A Houston participou da licitação com as maiores empresas do setor e foi escolhida pela maioria das entregas. Até o momento duas prefeituras já receberam as bicicletas e outras 19 assinaram a adesão da parceria.

‘Caminho da Escola’

No fim de maio, a presidente Dilma Rousseff e o ministroda Educação, Fernando Haddad, participaram da solenidade de doação de 30 mil bicicletas e capacetes do programa Caminho da Escola a 81 municípios do país.

Fernando Haddad destacou que o programa Caminho da Escola tem avançado em módulos. “No primeiro, tivemos o ônibus escolar; depois, em parceria com a Marinha, possibilitamos a compra de embarcações; agora é a vez da bicicleta”, disse. Haddad também ressaltou a preocupação com a segurança das crianças, que receberão capacetes, e a necessidade de se criar uma cultura de ciclismo no Brasil.

Estudos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) constatam número significativo de estudantes que percorrem a pé distâncias entre dois e 12 quilômetros de casa até a escola ou ponto de embarque do transporte escolar. Eles vivem em localidades que não apresentam condições de tráfego para veículos automotores. Nesses casos, o uso de bicicletas ajuda a reduzir o tempo e o esforço daqueles que percorrem pequenas e médias distâncias.

FONTE: HOUSTON EU VOU DE BIKE.

Comentários

Postagens mais visitadas